A Base Territorial do Estado do Rio de Janeiro pertencia há mais de 50 anos ao SIMMERJ com sede no munícipio de Niterói.

Em 1987, na gestão do empresário José Amilcar Wermelinger Barboza, o SIMMERJ criou uma Delegacia Sindical na Baixada Fluminense nomeando para o cargo de Delegado Sindical o Dr. Orlando Soares Marques um jovem empresário do setor metalúrgico, com a incumbência de criar um Sindicato Patronal autônomo cuja base territorial seria a Baixada Fluminense.

Já no ano de 1987 o então Delegado Sindical, conduziu as Negociações Coletivas com o Sindicato Obreiro, sob a observação do SIMMERJ conseguindo celebrar um excelente Acordo Coletivo de Trabalho para ambas as partes.

Nos anos seguintes, o mesmo ocorreu, com total liberdade, já sem a interferência da sede sindical, demonstrando a maturidade do responsável pela Delegacia Sindical da Baixada Fluminense.

Surgiu então a necessidade de ser criado um Sindicato Patronal na região a fim de melhor representar os interesses do setor, culminando na fundação do SIMMEC em 02 de Fevereiro de 1990 tendo com seu primeiro presidente o empresário e advogado militante, Dr.Orlando Soares Marques.

Desde então a base Territorial cedida pelo SIMMERJ, ao novato Sindicato Patronal passou a ser os municípios de Duque de Caxias, São João Meriti e Nilópolis mesmo sob os protestos da direção do SIMMERJ que intencionava ceder outros municípios da Baixada Fluminense para o jovem SIMMEC.

O SIMMEC tem o objetivo de representar as indústrias metalúrgicas, indústrias mecânicas e indústrias de material elétrico sediadas nos três municípios de sua base territorial, junto aos poderes públicos constituídos (federal, estadual e municipais).

O SIMMEC tem procurado soluções para o desenvolvimento empresarial, fortalecendo as empresas associadas a superar as crises sócio-econômicas bem como apoiá-las nas mais diversas áreas, minimizando suas dificuldades.